quinta-feira, 31 de março de 2011

Liderança Municipal do PTB pede transparência e prestação de serviço no transporte escolar para alunos de nível técnico e superior


Em discurso de grande expediente da câmara de vereadores de Severiano Melo RN o petebista Gilson Carvalho apresentou indignação com o que é feito e com o que não e feito para os alunos que estudam nível técnico e superior nas Cidades pólos com os IFRN Pau dos Ferros e Apodi sobre o transporte destes.

De acordo com o edil os estudantes Severianenses de escola técnica que vão, por exemplo, para Pau dos Ferros pagam uma quantia mensal pré-fixada ao dono do transporte que ao mesmo tempo ‘recebe da prefeitura uma quantia referente a um contrato’ que é conhecido como uma ajuda do próprio executivo. Só que o valor não é oficialmente conhecido. Diante disso ouve no mês de março um problema ‘inusitado’ com os sócios-proprietários do tal veiculo chegando a ser comentado na Cidade e chamou atenção pela mudança de um dos proprietários, ato registrado em cartório.

Preocupado com a situação o vereador Gilson teve requerimento aprovado na câmara solicitando informações deste contrato contendo valor, itinerário e vigência.

Segundo o orador a maior preocupação no momento é mesmo com os estudantes do mesmo grau, no caso que precisam ir pra Apodi até o IFRN, mas não têm o mesmo beneficio parcial pela prefeitura para custear o transporte escolar que não é barato. Principalmente pra aqueles que não têm condições.

“O que é feito parece ter indícios ilícitos. O que não é feito prova a desigualdade e desonesta para com a educação” comenta.

PROINFO INTEGRADO - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL


O município de Severiano Melo-RN, inicia o Curso de Introdução à Educação Digital - 40 horas do Programa Proinfo Integrado. De início, 40 professores estão sendo beneficiados com o curso. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado). O Formador do Curso é o Dinamizador do Proinfo no município Professor Alderi Gomes de Freitas que cursou a Especialização "Tecnologias da Educação" pela PUC/RIO através Encontros presenciais em Natal e à Distância pela SECAD/FNDE/MEC.

O que é?

Quem pode participar?

Quer saber mais? Clic aqui e visite o blog Severiano Melo me faz crescer.

Vereador pede providencias no combate a dengue no Município de Severiano Melo


Prevenção

Em sessão ordinária do legislativo de Severiano Melo o parlamentar pesselista abordou tema de grande importância para a população em geral. Segundo Dr. Getulio Andrade casos já se confirmaram no Município e inclusive houve deles que foi grave, classificado da tipo 4, um tipo de dengue que pode levar o ser humano a morte por hemorragia em pouco tempo de infectado pelo vírus do mosquito transmissor Aedes Aegypti

Elucidando cuidados com os munícipes Severianenses o vereador pediu em seu pronunciamento que a secretaria Municipal de saúde publica alavancasse de forma educadora campanhas e prática na luta contra este mal que por sinal a população ainda faz por onde estes insetos se proliferarem. “é uma luta da população e de competência também dos poderes e queremos que a nossa saúde fique livre do perigo” disse.

Citando o poder Municipal nos cuidados para o combate do mosquito Dr. Getulio destaca os ambientes como o acumulo de lixo entre outros pontos de observação como obras públicas sem o devido zelo, no caso ele aponta Malhada Vermelha com o cemitério em estado crítico assim como o de Santo Antonio. Para Getulio há pessoas que podem fazer o serviço e para evitar o desrespeito a prefeitura deve solucionar.

Rubens Ferreira verifica falta do governo municipal na Comunidade de Malhada Vermelha


Com referência ao dito pelos vereadores solicitando providencias, Rubens faz sua parte e pede atenção a parti de Malhada Vermelha quando tem um cemitério em estado praticamente de abandono completamente coberto pelo mato.


Lembrou ainda que fez um pedido para o prefeito fazer reparo em dano no sangradouro do açude de Malhada Vermelha já que é importante o sangradouro no aumento de reserva de água. E conforme comentou o líder daquela Comunidade “já que não quiseram fazer, não faz mal, eu mesmo vou mandar fazer por minha conta”


Falando no esporte ele lembrou que quando ajudou a fazer o campo de futebol na Comunidade de Malhada não perguntou a nenhum jogador com quem era que votava. E disse que conheceu de perto as condições físicas do campo na Comunidade de Santo Antonio (fazendo jus ao dito pelo ver. Nildo Moura).


Em outrora Rubens pediu que: “não vamo esquecer quem ta administrando Severiano Melo”. Se referindo a atos praticados no Município onde está sendo responsabilizado terceiros.

Nildo Moura destaca atos próprios de desportistas da Comunidade de Santo Antonio e lembra promessas de políticos em 2010


Água e esporte


Desde muito tempo há os pedidos feitos para que seja feito uma murada ao redor do ginásio de esportes da Comunidade de Santo Antonio e Nildo Moura destacou em sessão da câmara este fato como sendo não atendido até os últimos dias. Porém, com a força de vontade dos moradores de Santo Antonio e recursos próprios ta sendo feito a obra da murada.


“Quero parabenizar minha Comunidade e os jogadores” enfatizando o que acontece atualmente na Comunidade completando disse “isso às vezes eu me sinto envergonhado”. Já no momento em que fala sobre a velha problemática da água Nildo não poupou palavras e se mostrou indignado com políticos que prometeram em 2010 resolver o caos de água em Santo Antonio. Com relação à responsabilidade do prefeito sobre a falta de água o vereador relata que o mesmo deixou muito a desejar e disse também que é preciso fiscalizar mais o chefe do executivo local.

Isso ainda pode está ligado ao assunto do requerimento do vereador Gilson pedindo informações sobre o contrato do carro contratado para fazer o transporte dos alunos para Pau dos Ferros.

Líder do prefeito acredita que problema com transporte escolar pode ser resolvido num diálogo com o gestor


Derimar lembra que apresentou requerimento solicitando reposição de lâmpadas para Severiano Melo e antes de sua resposta aparecer no papel o problema do escuro nas ruas já começa a ser resolvido. Segundo ele que propriamente viu o serviço ser feito presenciou um desabafo de um Cidadão colocando também a responsabilidade do apagão em algumas pessoas que destroem o bem público, ou seja, apedrejam as luzes.

O líder disse também sobre a questão do transporte escolar que de fato não existe no orçamento Municipal recursos para educação de nível superior. Entre tanto, vê a necessidade de igualdade na ajuda dada aos alunos de Apodi assim como o s de Pau dos Feros têm. E completou sua opinião acrescentando uma ideia em discutir isso com o prefeito na intenção de surgir uma solução.

Referências fazem parte de pronunciamento do progressista Berg Monteiro


Cotidiano


Em seu espaço pra falar na câmara Berg agradece a presença na casa do médico Dagoberto Bessa e parabeniza Luiz Ananias da associação caridade e luz que foi eleito presidente do FUMAC de Severiano Melo no último dia 22 de março.


O vereador 1º secretário apoiou o pleito de Gilson na defesa do transporte escolar para os alunos de Severiano Melo estudantes do IFRN Apodi e Pau dos Ferros. Berg abre aspas para pontua regra sobre o transporte para alunos de ensino superior. “Nós sabemos muito bem que não vem verba nenhuma pra esse tipo de ajuda! Não é porque agente é oposição que não devemos saber das coisas que acontece”.


Berg Monteiro completou dizendo ser de bom grato se a prefeitura fizesse mesmo assim em totalidade e não parcial este serviço de transporte para Pau dos Ferros e também pra Apodi. O edil findou suas palavras considerando as dificuldades existente no sustento das famílias que vivem da agricultura já que as mesmas não dispõe recursos e impossibilita o patrocínio da educação dos seus filhos.

Vereador mais antigo e mais experiente garante que não vai deixar de cobrar para Comunidade de Floresta


Estradas


O seu principal marco como luta na sua carreira é de fato as estradas que ligam a Comunidade de Floresta a sede do Município de Severiano Melo. Conforme havia pedido em ocasião anterior a este pronunciamento na câmara o vereador aliado do chefe do executivo local anunciou o seu pedido como atendido e disse da satisfação quando representante do seu povo nessa hora que chega o atendimento.


Coitinho liderança do PSB ex-presidente do legislativo anunciou além disso, a sua disposição em continuar lutando pela Comunidade e por aquilo que deve ser feito. Ao falar da estrada recuperada e as margens tendo sido roçadas o vereador agradeceu e foi questionado em plenário se era verídico que o serviço havia sido custeado pelo empresário Raimundo Alves (pré-candidato a prefeito pelo DEM de Severiano Melo) e a resposta foi positiva.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Fatos e passagens desta semana

Ontem (29) o Vereador Berg, comemorou mais 1 ano de vida, Parabéns.

Segunda-feira, dia 28 foi a vez do Secretário de comunicações, João do PT, Parabéns.

Maria, vencedora do BBB 11



'Rogério Cem', faz seu 100º gol. Em dia de clássico.



Grande homem, José de Alencar, morreu nesta terça 29 aos 79 anos.

I Jornada Paroquial da Juventude - Realizado em Santo Antônio / Severiano Melo

Interessados em Inscrições até 5 de abril:

Severiano Melo com Evilene
Malhada vermelha com Joice Morais
Ipoeira com Vaneide
Condado com Eva Gomes
Floresta com Luiz Carlos
Santo Antônio com Sheila & Edimara
Itaú com Sônia
Rodolfo Fernandes com Socorro Delmiro

terça-feira, 29 de março de 2011

Caem as doações para Hospital Infantil Varela Santiago nas contas da Caern


QUEDA NO NÚMERO DE DOAÇÕES PREOCUPA DIREÇÃO DO HOSPITAL E COMPROMETE ATENDIMENTO


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) repassou ao Hospital Infantil Varela Santiago mais R$ 18.717,00 referentes às doações através das contas de água arrecadadas em fevereiro. O valor está abaixo do último repasse, que foi de R$ 22.101,98 referentes às doações do mês de janeiro. Os números preocupam a direção do hospital, uma vez que o Varela Santiago, que é referência estadual no tratamento de doenças crônicas em crianças, depende de doações para sobreviver.


DOAÇÕES


Os voluntários que pretendem começar ou renovar a parceria, devem se cadastrar no hospital ou na própria Caern, autorizando o débito nas faturas de serviços de água e esgotos, no valor mínimo de R$ 1,00. No site www.caern.com.br, utilizando o link “doações ao hospital Infantil Varela Santiago” é possível fazer o cadastro. Após o envio de dados, os funcionários do hospital vão retornar para confirmar as informações contidas no formulário. Em caso de dúvidas ligar para 3232-4151 ou 3232-2875 (Caern); também 3209-8200 ou 3209-8235 (Hospital).


Do blog: A dica é que realmente vale à pena fazer a nossa parte. Ajude o Hospital Infantil Varela Santiago com 1 R$ (na sua conta de água)

sábado, 26 de março de 2011

Assista o vídeo sobre a hora do planeta

Mega-sena pode pagar neste sábado 39 milhões de reais

Será o segundo maior prêmio a ser pago pela mega-sena este ano

O prêmio da Mega-sena acumulada deve chegar aos 39 milhões para o concurso 1.269 deste sábado (26). O sorteio será realizado a partir das 21:30hs. Na Cidade de Luziânia-GO. As apostas custam R$ 2 no mínimo. E podem ser feitas até as 19hs ou no horário do expediente da lotérica de sua Cidade.

Severiano Melo tem a LOTERIA RAFAEL na Rua Castelo Branco.

Vasco vence Sporting e é o 1º Campeão do Mundo


O melhor time do mundo de Futebol de Areia é o Vasco! Após vencer o Sporting, de Portugal, por 4 a 2, na manhã deste sábado (26/03), o Gigante da Colina conquistou o título do Mundialito de Futebol de Areia. Os gols vascaínos foram marcados por Pampero, Bruno Xavier, Rafinha e Betinho.

Assim como no futebol, quando se tornou o primeiro campeão Sul-Americano de clubes, o time cruzmaltino mostrou mais uma vez o seu pioneirismo no esporte ao conquistar o primeiro título mundial da modalidade.

Fonte: http://www.vasco.com.br/index.php/materia/index/2243

sexta-feira, 25 de março de 2011

CDL Severiano Melo inova com serviços do SPC Brasil


Serviço pronto pra começar!

O comercio de Severiano Melo entra no mundo da informação do serviço de proteção ao crédito a parti da próxima semana. Ontem quinta-feira (24) o Presidente da CDL de Severiano Melo Itaú e Rodolfo Fernandes o lojista Jacinto Carvalho recebeu comunicado direto do SPC BRASIL autorizando o uso do sistema pelo comercio local. De acordo com o presidente o ganho foi possível desde quando foi dado o primeiro passo na formação da Câmara de Dirigentes Lojistas das três Cidades

A CDL tem atualmente trinta filiados e uma boa expectativa é o aumento em vinte novos sócios que soma e fortalece o poder de organização institucional no ramo dos negócios.

“Com os serviços do SPC BRASIL ganhamos de uma forma ampla, inclusive quando for necessário o uso pelo próprio consumidor. Já alguma preocupação sobre os comerciantes colocar seus clientes inadimplentes no sistema, é desnecessária. Isso é só pra pessoa que não tem o interesse em negociar suas dívidas.” Disse ponderando o aproveitamento por todos.

Sessão Ordinária dos Vereadores de Severiano Melo

Acompanhe a freqüência de seu Vereador nos trabalhos da Câmara Municipal. Na sessão de hoje compareceram todos Vereadores:


Gilson Carvalho - PTB
Bruno Melo - PSDB
Maurício José - PMN
Berg Monteiro - PP
Rubens Ferreira -PP
Derimar Barra - PMDB
Getúlio Andrade - PSL
Coitinho - PSB
Nildo Moura PMDB


Severiano Melo, sexta-feira 25 de março de 2011.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Banda de forró confirmada para animar Festa de São Pedro 2011


Severiano Melo RN

Com informações o blog noticía já a banda de forró Cearense FORRÓ SACODE que fará o São Pedro de Severiano Melo este ano. A data confirmada é dia 30 de Junho, o que tradicionalmente ocorria nos dias 29 a principal noite. Ainda não foi afirmado se haverão outras noites de festa no tradicional evento cultural realizado pela Prefeitura Municipal. Outras novidades você verá aqui.

Câmara Municipal de Severiano Melo fará sessão amanhã depois de duas semanas

De volta

Como foi anunciado aqui no blog na semana passada, não foi realizada a sessão ordinária dos vereadores de Severiano Melo. E amanhã tudo corre dentro da normalidade para acontecer a plenária que tratará os assuntos da pauta mais os últimos acontecimentos.

Às nove horas se inicia a reunião. Todos têm direito de acompanhar pessoalmente as sessões dos vereadores. Vá a Câmara e participe, fiscalize seu representante.

Resolução da Anvisa sobre talidomida é publicada no Diário Oficial


Brasília - O Diário Oficial da União publica na edição de hoje (24) a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que vai garantir mais controle no uso da talidomida. A decisão foi tomada segunda-feira passada (21), durante a segunda reunião da diretoria colegiada da Anvisa, aberta ao público e transmitida ao vivo.

De acordo com a resolução, a notificação de casos de reação adversa ao medicamento passará a ser obrigatória. O texto determina que a embalagem apresente a fotografia de uma criança com deficiência física provocada pelo remédio. Ele é usado no Brasil para o tratamento da aids, hanseníase, do lúpus, câncer e de doenças crônicas.

As vigilâncias sanitárias passarão a conceder o receituário para os médicos. No modelo atual, as vigilâncias sanitárias liberam uma numeração referente à quantidade de receitas que o médico necessita, mas a impressão é de responsabilidade dos profissionais.

A mudança vai possibilitar mais controle sobre a entrega do medicamento aos usuários. A norma da Anvisa também estabelece critérios para a devolução e o descarte do remédio e detalha a responsabilidade criminal pelo uso indevido. Uma listagem reúne todas as doenças para as quais o uso da talidomida é autorizado.

A resolução entrará em vigor no prazo de 90 dias contados a partir de hoje. Durante esse período, será submetida ao Conselho Nacional de Saúde, podendo sofrer ou não alguma mudança conforme orientação do conselho.

A talidomida provoca o encurtamento de braços e pernas de bebês quando utilizada durante a gravidez. O primeiro caso foi registrado no início da década de 60. Desde 1997, uma lei proíbe o uso do remédio por mulheres em idade fértil, com exceção para casos especiais.

Christina Machado Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto
- imagem da internet

quarta-feira, 23 de março de 2011

Semana comprida para os que gostariam de saber o resultado da pesquisa para prefeito em Severiano Melo


2012

Desde o final de semana passado inclusive ainda no começo dessa semana andavam pesquisadores por alguns logradouros do Município de Severiano Melo com os crachás e meia dúzia de perguntas para o eleitor daqui. Como por exemplo, em quem ele votaria ou em quem ele não votaria em hipótese alguma para ser o prefeito eleito em 2012.

Eita começou!

Pois é e conforme alguns entrevistados todos numa mesma língua, ou seja, nos informaram os nomes citados na pergunta estimulada, veja então os cinco figurantes:

Najara (filha do ex-prefeito Neto Melo, pelo PDT) única mulher no páreo
Carlos Estevam (líder pelo PP)
Getulio Andrade (vereador do PSL)
Dagoberto (ex-candidato a prefeito em 2008 pelo PMN)
Raimundo Alves (líder do DEM)

Entre estas estavam também perguntas como as que avaliam a atual gestão do Prefeito Silvestre e da Governadora Rosalba.

Como é de conhecimento de praticamente todos em Severiano Melo a pré-candidatura do empresário Raimundo Alves é supostamente apoiada por Silvestre Monteiro (dizemos assim pela falta de anuncio oficial até agora.) e nessa ótica ficará o resultado a ser avaliado pelo contratante da pesquisa da seguinte maneira: é somada a pontuação dos demais X a do candidato da situação. Isso na sondagem estimulada teoricamente. Já no quesito “rejeição” ai amigo na verdade é um por si e Deus por todos. O que importa na verdade são os números que nós iremos ficar só vontade por enquanto.

Se o blog receber o ar da graça o leitor verá aqui o que não ver como certo nos boatos que logo surgirão.

CHIQUINHO GERMANO PODERÁ DEIXAR O DEM PELO PMN

O vale do Apodi
Chiquinho Germano quer cumprir o sexto mandato de prefeito



O ex-prefeito de Rodolfo Fernandes, Chiquinho Germano (DEM), rompeu politicamente com a prefeita Bernadete Queiroz, a quem indicou como candidata a prefeita nas eleições de 2008. O rompimento teria sido provocado por um desentendimento entre aliados do ex-prefeito com a prefeita. Chiquinho Germano (DEM) é considerado o principal nome da política no município e um dos últimos tradicionais líderes do interior potiguar.



Com cinco mandatos de prefeito, e aos 81 anos de idade, Chiquinho Germano garante que será candidato a prefeito em 2012, e caso não consiga tirar a prefeita do DEM, ele deixará a legenda e se filiará ao PMN a convite do deputado Raimundo Fernandes. A prefeita Ber­na­det­te Queiroz, que não topou apoiar a chapa anun­cia­da pelo tio ( na eleição passada) e con­fir­mou seus votos para Iberê Fer­rei­ra ao go­ver­no, Ga­ri­bal­di Filho e Wilma de Faria para o Se­na­do, San­dra Ro­sa­do para fe­de­ral e La­ris­sa Ro­sa­do para es­ta­dual, terminou vendo os seus candidatos derrotados no município, com exceção de Wilma de Faria que também foi votada pelo ex-prefeito Chiquinho Germano. Confira entrevista concedida por Chiquinho à reportagem do Vale do Apodi.



Márcio Morais Jornal O Vale do Apodi



O Vale do Apodi - Como o senhor se sente neste momento da atual política?

Chiquinho Germano – Muito bem. Sou um político com uma vida pública pautada na responsabilidade e muito bem aceito pelo povo.

O Vale – Quais os motivos do rompimento político e administrativo com a sua sobrinha, prefeita, Bernadete Queiroz?

Chiquinho – Acredito que a prefeita Bernadete foi incentivada pelos seus pais e algumas pessoas que desejam me tirar da política, mas isso quem pode fazer é o povo e não meus adversários. Ela desejou ficar ao lado dessas pessoas, então não tiver como impedir esse rompimento.

O Vale - Depois do rompimento com a prefeita Bernadete Queiroz, como está o grupo comando por Chiquinho Germano em Rodolfo Fernandes?

Chiquinho – Meu grupo ficou esfacelado, mas nas últimas eleições todos os candidatos apoiados por mim foram os mais votados em Rodolfo Fernandes, como Raimundo Fernandes, Betinho Rosado, José Agripino, Wilma de Faria e Rosalba Ciarlini. Contei apenas com o apoio da vice-prefeita e de um vereador, duas pessoas que posso contar e principalmente o respaldo do povo que sempre reconheceu o nosso trabalho.

O Vale – O senhor vê certa ingratidão por parte da prefeita Bernadete, já que foi o senhor quem a lançou na política?

Chiquinho – Vejo sim, mas vou deixar esse julgamento para o povo de Rodolfo Fernandes fazer nas eleições do próximo ano.

O Vale – Com essa experiência política e administrativa adquirida ao longo de cinco mandatos de prefeito, como o senhor avalia a gestão da prefeita de Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz?

Chiquinho – Uma pessoa que não passa 24 horas na cidade onde é prefeita não tem condições de saber dos problemas que a cidade e o povo enfrentam.

O Vale – O senhor sonha em voltar a disputar a Prefeitura de Rodolfo Fernandes em 2012?

Chiquinho – Sou candidato. A única coisa que pode me tirar da disputa eleitoral de 2012 é se caso aparecer algum problema de saúde, mas graças a Deus estou muito bem e com o apoio da maior liderança política de Rodolfo Fernandes, o “povo”.

O Vale – O senhor é membro do DEM e a prefeita Bernadete também; como fica essa situação?

Chiquinho – Espero que ela deixe o partido porque se ela ficar, quem deixará o DEM vai ser eu. Já recebi convite do deputado Raimundo Fernandes para se filiar ao PMN, mas isso devo fazer em último caso, pois sou Democrata e acredito muito no reconhecimento desse grande partido, na minha fidelidade partidária. ODEM sempre foi a minha casa, mas se for preciso vou ter que deixar.

O Vale – O que o senhor espera da governadora Rosalba Ciarlini para a região Oeste?

Chiquinho – Pelo conhecimento administrativo e capacidade que Rosalba Ciarlini tem, espero que ela vai ser uma das melhores governadora que o nosso estado vai ter, principalmente aqui para a região Oeste.Rosalba conhece os nossos problemas, dificuldades e o nosso potencial. Ela vai fazer um bom governo.

Fonte do conteúdo no site thaisagalvao.com

Fies deve ser ampliado ao ensino técnico

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou hoje (23) que o projeto de lei que criará o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será enviado ao Congresso Nacional nas próximas duas ou três semanas. O projeto incluirá a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), hoje restrito à graduação, para cursos técnicos de qualificação profissional.

Inicialmente, a proposta do Pronatec era oferecer cursos de qualificação profissional a alunos do ensino médio, mas o projeto deverá incluir também capacitação para trabalhadores que já estão no mercado e expansão das escolas técnicas federais. Segundo o ministro, empresários que tiverem interesse em oferecer capacitação a seus funcionários também poderão contratar o Fies, que tem uma taxa de juros mais baixa.

“É um programa muito abrangente, muito forte, que, certamente, dialogará com a demanda importante da juventude que é de valorização do ensino médio”, afirmou Haddad.

O ministro está na Câmara dos Deputados participando da primeira reunião da Comissão de Educação e Cultura (CEC) deste ano.

Amanda Cieglinski Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

terça-feira, 22 de março de 2011

Membros do FUMAC de Severiano Melo escolhem novo presidente na manhã desta terça


Candidato único

Realizado no CCI a parti da 9hs da manhã desta terça-feira os conselheiros do FUMAC de Severiano Melo votarão em escolha do novo presidente que até agora e de acordo com o edital no prazo previsto a ser apresentados nomes a concorrer, não surgiu e assim haverá candidatura única.

O presidente da ACCL associação comunitária caridade e luz o senhor Luiz Ananias da Silva é o candidato de consenso registrado e por tanto de certo para assumir o cargo de presidente do Conselho do FUMAC de Severiano Melo.

A ocasião contará com a presença de representantes do PDS programa de desenvolvimento solidário, além dos que naturalmente estarão como é o caso dos que tem direito a voto, são os presidentes de associações comunitárias mais os conselheiros que formam o FUMAC.

O atual presidente Nilo Carvalho (foto) disse estar feliz diante de o que pode ser chamado de entendimento e a candidatura de Luiz Ananias é de fato justa pelo que ele representa no social, “Luiz tem aprovação geral e principalmente os beneficiados pelas ações dele”.

Dia Mundial Da Água

Água: um bem natural que deve ser preservado


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Oração diminui agressividade e raiva nas pessoas

Estudos mostram que prece ajuda indivíduo a mudar o jeito como vê o que o deixou bravo.

Orar pode ajudar muita gente a se sentir menos brava e a se comportar de forma menos agressiva depois que alguém a deixou furiosa, revelou uma nova pesquisa.

Três estudos mostraram que as pessoas que foram provocadas por comentários ofensivos por um estranho mostravam menos raiva logo depois se orassem por outra pessoa enquanto eram provocadas.

Os benefícios da oração identificados nas pesquisas não dependem de intervenção divina e provavelmente acontecem porque o ato de orar mudou o jeito de as pessoas pensarem sobre uma situação negativa, explicou Brad Bushman, coautor do estudo e professor de comunicação e psicologia da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

- As pessoas geralmente se voltam para a oração quando estão sentindo emoções negativas, incluindo a raiva. Descobrimos que a oração realmente ajuda as pessoas a lidar com sua raiva, ajudando-as a mudar o modo como veem as coisas que as deixaram bravas e a encará-las de uma forma menos pessoal.

O poder da oração também não depende se a pessoa é religiosa ou frequenta o templo ou a igreja com frequência, explicou o pesquisador. Os resultados mostraram que a oração ajudou a acalmar as pessoas, independentemente da religião na qual elas acreditam ou com que frequência vão ao templo ou igreja ou ainda se oram (ou não) todos os dias.

Bushman observou que os estudos não avaliaram se as orações tiveram algum efeito nas pessoas em nome de quem foi feita a oração. A pesquisa focou apenas na pessoas que estavam orando.

O pesquisador acrescentou que esses são os três primeiros estudos a examinar os efeitos da oração sobre a raiva e a agressividade. Bushman realizou a pesquisa em conjunto com Ryan Bremmer, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e com Sander Koole, da Universidade VU de Amsterdã, na Holanda.

Embora os três estudos tenham abordado o assunto de formas diferentes, todas elas revelaram os benefícios de orar, explicou o pesquisador. Os resultados da pesquisa só valem para orações benevolentes defendidas pela maioria das religiões. Orações vingativas ou cheias de ódio, em vez de mudar o modo como as pessoas encaram uma situação negativa podem alimentar ainda mais a raiva e a agressividade.

Segundo Bushman, “quando as pessoas estão enfrentando sua própria raiva, elas devem levar em conta o velho conselho de orar pelos inimigos”. - Pode não fazer nenhum bem aos inimigos delas, mas pode ajudá-las a lidar com emoções negativas.
FONTE: R7

sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma ideia do momento político pelo Mestre Ivan Cabral

Eis o legislativo legislado pelo judiciário ?!/°...

Câmara de Vereadores não realiza sessão ordinária nesta sexta-feira dia 18

Severiano Melo

O presidente vereador Bruno tem o dever de estar na Capital do Estado nesta manhã de sexta na finalidade de dar seu voto na eleição para presidente da FECAM Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte. E apenas tem direito a voto os presidentes das Câmaras filiadas a federação. Apenas os presidentes.

Na ocasião viaja na companhia do presidente os vereadores Maurício do PMN e Berg Monteiro do PP (1º secretário da casa).

Por motivos de saúde o vereador Rubens Ferreira PP (2º secretário da casa) não se dispôs a cumprir agenda em Severiano Melo hoje e se encontra em Mossoró. O Vereador Getulio Andrade foi comunicado da “não realização da sessão” nesta sexta e assumiu compromissos também em Mossoró. Assim acontece igual com o (Líder do governo na casa) ver. Derimar Barra PMDB, seu colega de partido ver. Nildo Moura avisou de sua ausência como certa, ainda tendo sido comunicado da “não realização da sessão”.

Os demais vereadores Coitinho e Gilson (vice-presidente na casa) se localizam na matina de hoje na Cidade, ou seja, para abrir os trabalhos ordinários do legislativo necessita de um terço. Por tanto, sem quorum, sem sessão na casa do povo.

quinta-feira, 17 de março de 2011

STF retoma hoje julgamento da lei do piso nacional dos professores

Valor de 1.187,14 em 2011

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (17) o julgamento da lei que criou o piso nacional do magistério. Há dois anos, a Corte negou pedido de liminar a cinco governadores que questionaram a constitucionalidade da lei que determinou um piso de R$ 950 a professores da educação básica da rede pública com carga horária de 40 horas semanais. Falta agora o julgamento do mérito da matéria, aguardado com ansiedade pela categoria.

A suspensão da análise da matéria pelo STF criou um clima de “insegurança jurídica”, alega a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli. Segundo a entidade, alguns prefeitos se valem do imbróglio para não pagar o piso, atualizado em 2011 para R$ 1.187,14. Não existe um levantamento oficial sobre as redes de ensino que cumprem a lei.

...
Amanda Cieglinski - Repórter da Agência Brasil

Leia na íntegra Aqui

Cantando com bolo e guaraná!!!


Assoprando velinhas hoje;


Deputados Estaduais Poti Júnior e Gesane Marinho, o Parlamentar Apodiense Chico de Marinete e a cidadã Severianense Maria Rebouças de Góis (com chapéu na foto).

segunda-feira, 14 de março de 2011

> Inadimplência do consumidor aumenta no primeiro bimestre

Imagem: internet
O número de consumidores que não honraram suas dívidas aumentou 25,4% no primeiro bimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2010, de acordo com Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado hoje (14). Em fevereiro, a inadimplência registrou queda de 2,3% ante janeiro, no segundo recuo consecutivo. Quando comparada com fevereiro do ano passado, a inadimplência registrou alta de 25,9%.

De acordo com a Serasa, a alta é reflexo do maior endividamento do consumidor, com o acúmulo de dívidas e o encarecimento do crédito, em decorrência das ações do governo para o controle da inflação. Segundo a empresa de consultoria, no entanto, “os recuos registrados nos primeiros meses do ano dão sinais de que a inadimplência está perdendo o fôlego, o que deve se refletir na comparação entre iguais meses de 2011 e 2010 nos períodos a seguir”.

Segundo os dados, as dívidas não bancárias como as de cartões de crédito e com financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços (empresas de fornecimento de energia elétrica e água, por exemplo) foram as principais responsáveis pelo recuo mensal do índice, com queda de 1,9%. A inadimplência com os bancos também contribuiu para o declínio do indicador, com participação de 0,9%.

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil

Edição: Juliana Andrade

Caern lança cartilha com direitos e deveres do consumidor

No mês em que se comemora o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem uma boa notícia para seus clientes. No dia 22 de março, a empresa lançará, durante a Semana da Água, uma cartilha com os direitos e deveres dos usuários. Nesta publicação, os consumidores poderão ver, por exemplo, que tem direito a seis opções de datas para pagamento da conta, ou, ainda, que se a conta vier com um valor muito diferente do normal, ele pode solicitar a verificação da leitura de consumo e do hidrômetro.

Nesta terça-feira (15) é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. “A Caern é uma empresa que preza pelo atendimento ao usuário. A cada dia, o perfil do consumidor se consolida como o de um indivíduo mais exigente e consciente dos seus direitos. E as empresas têm buscado oferecer serviços e produtos com alto padrão de qualidade”, afirma o diretor-presidente, Walter Gasi. Segundo ele, através do site http://www.caern.com.br/ é possível acessar uma série de serviços on line, tais como, impressão de 2ª via, tabela tarifária e notícias sobre a Companhia”. Além do site, a Caern disponibiliza outras ferramentas de atendimento ao consumidor.

Através do telefone 0800 084 0195 os usuários, de Mossoró e das regiões Sul, Leste e Oeste de Natal, podem fazer solicitações ou reclamações, as chamadas devem ser originadas de telefone fixo. Em outras localidades, podem telefonar para os números publicados no site. Outras linhas de atendimento também são disponibilizadas para clientes da zona Norte e de todos os municípios atendidos pela Companhia. “Os telefones de atendimento, bem como os endereços dos escritórios podem ser consultados nas próprias contas de água”, informa o assessor comercial da Caern, José Dantas.

Para que o consumidor possa acompanhar a qualidade da água fornecida pela Caern, ele tem à disposição a conta que recebe em seu endereço. Através do extrato emitido pela Companhia o usuário pode verificar o nível de nitrato, coliformes totais, cloro residual livre, PH e turbidez. Assim, o próprio consumidor pode fiscalizar a qualidade da água que recebe.

SERVIÇOS

Hoje, na Regional Natal Sul, por exemplo, são realizados uma média de 900 atendimentos mês, feitos todos pelo telefone. Após a ligação, o procedimento realizado é de registro no sistema e a busca pela solução do problema. No cenário geral , 50% das ligações recebidas são referentes a esgoto, 35% a água e 15% referem-se a outros assuntos. Usuários da Zona Norte da capital podem ligar ainda para o 3232-4360, a partir de telefone fixo ou celular.

O consumidor ainda pode acessar outro canal de comunicação: a Ouvidoria. “O setor tem o objetivo de aprimorar o relacionamento com o consumidor e empregados. Sendo um canal de comunicação ágil, eficaz e seguro”, explica o ouvidor da Caern, Igor Ribeiro Dantas. A Ouvidoria atende normalmente as questões mais complexas, não resolvidas pelos outros canais. Em média, o setor atende a 250 manifestações por mês, sendo elas por telefone, e-mail ou pessoalmente.

De acordo com o ouvidor, o consumidor tem cada vez mais conhecimento dos seus direitos e exerce o poder que lhe concede a lei na fiscalização dos serviços. Na terça-feira (15), a Ouvidoria terá um atendimento especial para aqueles que forem pessoalmente ao setor com a entrega de brindes.

DATA

O Dia Mundial do Consumidor é comemorado há 28 anos. A data foi escolhida em comemoração ao famoso discurso proferido pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962. Neste ele afirmava que o consumidor tem direitos, sendo assim, um marco na defesa do consumidor. No Brasil, os consumidores passaram a ter seus direitos assegurados através do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que entrou em vigor em 1991.

Paulo Freire – ACS Caern

Dilma diz que está preocupada com violência contra mulher e pede que população denuncie

Imagem: divulgação
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (14) que está preocupada com os índices de violência contra a mulher no Brasil. Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela classificou o ato como inaceitável e pediu à população que denuncie.

Dilma lembrou seu compromisso de campanha de garantir que a Lei Maria da Penha seja rigorosamente cumprida e destacou a obrigatoriedade, por parte de profissionais de saúde da rede pública e privada, de notificar casos de mulheres agredidas. “Quem não notificar está sujeito à punição administrativa e corre o risco de ser punido por seu conselho profissional”, explicou.

Ainda sobre o tema mulheres, a presidenta voltou a falar no lançamento da Rede Cegonha, mas não deu uma previsão para o início do programa. A ideia é trabalhar o atendimento integral de gestantes e crianças, desde a gravidez até o desenvolvimento do bebê.

Outra ação destacada por Dilma durante o programa trata da entrega de creches e pré-escolas. A previsão do governo é que até 2014, 6 mil unidades sejam construídas em todo o país. “Nenhuma mulher trabalha tranquila se seus filhos não estiverem protegidos e bem cuidados”, disse. “Todo mundo sabe que as crianças de zero a 5 anos, que recebem atenção social e pedagógica, higiene e alimentação adequados, entram na vida escolar em condições muito melhores, daí o programa de creches”, completou.


Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

14 de março dia nacional da poesia


Democratas escolhem novo comando

Foto: Michel Filho / O Globo

Em mais uma tentativa de renovação, depois de um longo período de disputas internas e sob ameaça de grande debandada, o DEM elege nesta terça-feira um novo comando nacional na expectativa de se manter como o segundo maior partido de oposição ao governo.

Com a presidência do DEM garantida na convenção desta terça-feira, o senador Agripino Maia (RN) reconhece que sua principal tarefa será harmonizar e reorganizar a legenda - que, dividida, deverá perder, nos próximos dias, sua maior estrela com mandato, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O partido aguarda, até a convenção desta terça-feira, a resposta oficial de Kassab, para legitimar ou não a presença de pessoas de seu grupo na nova composição da Executiva Nacional.

O prefeito paulistano pretende criar o PDB (Partido da Democracia Brasileira), mas deve ficar no DEM até que o novo partido seja legitimado pela Justiça Eleitoral.


Maria Lima, Diana Fernandes e Leila Suwwan, O Globo - blog do Noblat / Foto de JA Portal Popular

domingo, 13 de março de 2011

FACEP REALIZARÁ O SEU "I SIMPÓSIO JURÍDICO"


A Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar, realizará nos dias 17 e 18 de março deste ano o primeiro simpósio jurídico. O evento contará com personalidades reconhecidas nacional e internacionalmente dentro do Direito.
O evento está sendo organizado pela diretoria da Faculdade e pela coordenação do Curso de Direito, que tem à sua frente o maior jurista do nosso Estado e de todo o nordeste, o Dr. Paulo Lopo Saraiva que na oportunidade estará lançando o seu mais novo livro intitulado "A Tetradimensionalidade do Direito"., e também pelos alunos do primeiro e segundo semestres do Curso de Direito .
Um evento de grande magnitude voltado aos estudantes de Direito, advogados, juristas e demais profissionais ligados ao ramo do Direito.
Os palestrantes, todos da mais elevada capacidade e de renome nacional e internacional. Dentre eles o "papa" do Direito o Dr Paulo Bonavides.Paulo Bonavides (Patos, 7 de maio de 1923) é um juristabrasileiro. Considerado um dos maiores constitucionalistas do Brasil, é conhecido também internacionalmente. É catedrático emérito daFaculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa. Referência acadêmica na teoria dos direitos fundamentais e princípios constitucionais, com destaque ao princípio da proporcionalidade, recebeu a Medalha Rui Barbosa, a mais alta distinção honorífica concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Bonavides.Também presentes como palestrantes os Drs. Arthur Cortez e Bento Herculano. O evento terá o seguinte cronograma:
Dia 17/03 - palestra com o Dr. Paulo Bonavides - Tema: "Dimensões Constitucionais dos Direitos Fundamentais."
Dia 18/03 - palestra com o Dr. Arthur Cortez - Tema "Proteção Internacional do Direitos Humanos."
palestra com o Dr. Bento Herculano - Tema "Novos Aspectos do Direito do Trabalho."

O evento será realizado no auditório da FACEP, a partir das 19:00 horas e terá vagas limitadas. Os interessados devem manter contato nos endereços: www.facep.com.br ou pelo fone (84) 3351-3708 ou ainda no local do evento, na Rua José Paulino do Rego, 45 na cidade de Pau dos Ferros/RN.Nos dias do evento, estarão à venda os livros de autoria dos palestrantes. Oportunidade única para estarmos ao lado de verdadeiras autoridades do Direito no Brasil.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Comunidade de Malhada Vermelha sofreu pânico com ataque de abelhas

Italianas matam e causam terror

No começo da tarde dessa sexta-feira (11) na Comunidade de Malhada Vermelha bem na Rua lateral da capela de São Francisco Xavier aconteceu um verdadeiro ataque por enxames de abelhas italianas que chegou de vez assombrando.

O ataque causou pânico geral nas pessoas que estavam nas vias (calçadas) como também as que estavam dentro das casas já que a invasão foi total naquela parte da Comunidade. O medo não foi o único marco deixado pelos insetos, e sim a morte de pelo menos dois cães, outros animais com chances de fuga escaparam certamente atacados mesmo assim. Exatamente como aconteceu com algumas pessoas na hora do desespero sem tempo pra pensar fecharam as portas. Outros só restaram a opção de correr. Muitos foram atingidos com ferroadas pelas abelhas.

Este acontecimento pode ter várias explicações desde a busca por um lugar mais quente para construir colméia porque possivelmente o vento tenha destruído-as, inclusive havia tempo de chuva. Como algum atentado humano. Até a conclusão desta matéria não se tinha o desfecho apontando a causa da ação polvorosa das abelhas.
Imagem: internet (meramente ilustrativa)

Sessão Ordinária dos Vereadores de Severiano Melo

Acompanhe a freqüência de seu Vereador nos trabalhos da Câmara Municipal. Na sessão de hoje compareceram os seguintes Vereadores:

Gilson Carvalho - PTB
Bruno Melo - PSDB
Maurício José - PMN
Berg Monteiro - PP
Rubens Ferreira -PP
Derimar Barra - PMDB
Getúlio Andrade - PSL
Coitinho - PSB

O Vereador que faltou:

Nildo Moura PMDB

Severiano Melo, sexta-feira 11 de março de 2011.

Saiu No Mossoroense

Primeiro Passo

Saindo na frente, o Empresário Raimundo Alves, pré-candidato a prefeito de Severiano Melo, aproveitou o domingo de carnaval para visitar suas bases eleitorais e amigos do Município. Acompanhando dos sobrinhos Pedro Alves, do café Santa Clara, e de Davi e Benedito , do Sal Maranata, fez uma visita bastante proveitosa a fazenda do engenheiro Carlos Estevão. A visita teve dois momentos distintos. O primeiro nos alpendres, cortesias, amenidades e carnaval. O segundo a portas fechadas, as cartas da sucessão Municipal foram jogadas na mesa.

FONTE: O mossoroense Colunista Paulo Pinto

quinta-feira, 10 de março de 2011

No Carnaval Bloco sai na frente buscando apoio para candidatura a prefeito de Severiano Melo

Imagem: arquivo - Marcelo MeloCarlos, Ranulfo, Raimundo Alves, Betinho Filho e Lênio Maia

Grandes empresários vestem a camisa de pré-candidato DEMOCRATA

O prestígio dos donos das empresas referência no Nordeste, Pedro do ‘café Santa Clara’ com seu Pai João Alves (irmão de Raimundo Alves), Benedito e Davi do grupo ‘maranata’ os fizeram ir juntos com Raimundo Alves (pré-candidato) seu filho Rivadave do ‘salmonete’ seu genro Lênio Maia além de lideranças do grupo político do atual prefeito Silvestre e mais amigos até a fazenda do empresário Carlos Estevam em Severiano Melo no domingo de carnaval.

O assunto apesar de conhecido foi conversado sob quatro paredes, enquanto isso, no lado de fora no jardim da casa do Carlos seus amigos de Severiano Melo se divertiam ao som da ‘liga da justiça’ que fez sucesso no carnaval. De acordo com as informações Carlos foi solicitado pelos visitantes ilustres a apoiar desde já a pré-candidatura de Raimundo Alves.

Carlos atualmente filiado ao PP local com dois vereadores que são aliados oposicionistas de mais dois vereadores do PMN e PTB e vários líderes pertencentes ao bloco de oposição é de fato importante no contexto ‘aliança’ além de seu próprio espaço-reduto no eleitorado Severianense. Ai boas razões para ser solicitado seu apoio. Porém, com a virtude de Homem seguro e sobre tudo respeitador, respondeu seus amigos e a Raimundo Alves com um pedido, o de se avaliar e avaliar com o tempo, já que o projeto de candidatura em questão tem o apoio do prefeito como se diz, e ainda tentar agremiar mais apoios de oposição.

Além dos méritos de Carlos Estevam ter sido levado em conta, outro ponto foi falado. O apoio da Governadora Rosalba é dado como certo a pré-candidatura de Raimundo, a Carlos isso deve ter sido talvez um recado, visto que ele liderou a campanha de Rosalba em 2010 na Cidade. De imediato isso significa se sua alternativa for de estar noutro palanque não conterá o peso do governo logicamente falando.

Mesmo assim, nada ficou certo, apenas prorrogado para se saber o que tanto tentam os grandes apoiadores do nome do DEM.

Por falar em ‘liga da justiça’ o sucesso do carnaval 2011 pode atribuir jingle musical

Não vai dizer que não sabe

Aconteceu lá na casa da fazenda ‘reforma’ propriedade do Carlos Estevam...

Como se sabe das conversas pré-2012, em pleno agito do carnaval exatamente na melodia da música ‘liga da justiça’ – “foge, foge mulher maravilha, foge, foge mulher maravilha...” De repente passou a se repetir no som e se ouviu a paródia em voz baixa:

“Vote, vote mulher maravilha, Vote, vote mulher maravilha...”

...

Quem quiser aposta no super-man.

Qualquer coisa, não é surpresa, mas, mera semelhança! inclusive o cabelo loiro da boneca...

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sessão Ordinária dos Vereadores de Severiano Melo

Acompanhe a freqüência do seu vereador nos trabalhos da Câmara Municipal. Na sessão de hoje compareceram todos os vereadores da casa veja:

Gilson Carvalho PTB
Bruno Melo PSDB
Mauricio PMN
Derimar Barra PMDB
Getúlio Andrade PSL
Berg Monteiro PP
Nildo Moura PMDB

Os Vereadores que faltaram:

Rubens Ferreira PP
Coitinho PSB

Severiano Melo sexta-feira 04 de Março de 2011

Tradicional Carnamagia Da Escola ASSEMM

Imagens: Ana Clarisse

Pelas ruas da cidade

Turminha representando o frevo, 3º Ano...
5º Ano, representando os Blocos antigos de Severiano Melo

Turma fala um pouco dos blocos antigos

Alegria em todas as idades, Turma do Maternal.

Milena e Lia, 6º ano

Gessica, Rebeca e Ana Caroline

quinta-feira, 3 de março de 2011

É HOJE RODOLFOLIA 2011


A prefeitura de Rodolfo Fernandes, através da secretaria de cultura abre o calendário festivo do ano de 2011 com a realização da terceira edição do RODOLFOLIA no dia 03 de março.
As atrações serão: AXE MAGOTE, com o tradicional arrastão no trio elétrico; e o cantor MUNICIPAL SANTOS, ex vocalista do prabalá no palco montado no já conhecido corredor da folia.


Na sua terceira edição, o RODOLFOLIA é uma festa esperada pelos foliões rodolfenses que sempre brincam carnaval nas cidades vizinhas. Com isso a região do médio oeste começa a participar ativamente com um publico bastante variado, tornando assim a cidade como um ponto inicial para o carnaval.

A prefeita Bernardette Queiroz fez do RODOLFOLIA sua marca para encrementar o calendário festivo da cidade, que vem deixando saldos positivos em renda para o município. “Fico feliz em poder promover uma festa como o RODOLFOLIA, assim teremos mais opção de lazer para o povo e serve como ajuda financeira para bares, restaurantes e ambulantes tem uma renda garantida na noite do evento”. Finalizou.

Fonte: Kleber Negreiros - Assessoria de Comunicação

COPA do BRASIL 2ª fase tem o ABC do Rio Grande do Norte na corrida pelo título


ABC tá dentro

depois de uma vitória difícil o time potiguar está dentro e enfrenta o Vasco na segunda fase da copa do Brasil que tem jogos a parti do dia 16 de março.

O ABC tem a primeira partida contra o Vasco quarta-feira dia 30 de março no Frasquerão em Natal às 21:50hs

A segunda partida do ABC do RN e o Vasco do RJ será em abril no estádio São Januário dia 6 as 21:50hs.

VEJA A TABELA DA 2ª FASE DOS JOGOS DA COPA DO BRASIL CLICANDO AQUI