segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dica pra você

Para abrir o vídeo com mais comodidade faça o seguinte:
Dê o play e em seguida na mesma tecla pressione pausa e deixe completar a linha vermelha na parte inferior do vídeo. Pronto, você poderá ver sem ser interrompido.

Entrevista com o Dep. Getulio Rêgo ao PORTALPOPULAR.BLOGSPOT.COM parte 3

Entrevista com o Dep. Getulio Rêgo ao PORTALPOPULAR.BLOGSPOT.COM parte 2

Entrevista do Dep. Getulio Rêgo ao PORTALPOPULAT.BLOGSPOT.COM

Em andamento

Hoje pedimos desculpas a você leitor que aguarda desde ontem pela postagem do vídeo com o Deputado Getulio Rêgo falando com exclusividade para o portal popular.

Estamos com dificuldades de sinal e para tanto o serviço necessita de eficácia para executar o arquivamento na página. Logo mais já devemos estar cumprindo com você. Obrigado

domingo, 30 de janeiro de 2011

Vamos botar no blog

Entrevista exclusiva com o Deputado Estadual Getúlio Rêgo

Em vídeo Dr Getulio responde sobre seu trabalho no governo Rosalba, sobre eleições 2012 em Severiano Melo e ao final... Bom ao final veja voce mesmo assim que postarmos o vídeo aqui no blog

Apesar de recorde de inscrições, ainda sobram bolsas do ProUni

Apesar do número recorde de inscritos nesta edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) – mais de 1 milhão – ainda sobram bolsas. Para o primeiro semestre de 2011, a oferta foi de 123 mil bolsas, mas 117,6 mil estudantes foram convocados em primeira chamada para preenchê-las. Os números mostram uma ociosidade de 4% do total. Dos pré-selecionados, nem todos conseguirão efetivar a matrícula, caso não consigam comprovar que atendem aos critérios de renda exigidos pelo programa.

Desde 2005, o ProUni oferece bolsas de estudo para ex-alunos de escola pública que tenham bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para conseguir o benefício integral, o candidato precisa ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. No caso das bolsas parciais, que custeiam 50% das mensalidades, a renda por pessoa pode deve ser de até 3 salários mínimos. Até o ano passado, 748 mil estudantes tiveram acesso a uma bolsa do programa.

Para a professora da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do tema Elizabeth Balbachevsky esse fenômeno está ligado à própria característica do programa. “O ProUni procura um estudante com perfil raro porque ele precisa ter um desempenho de mediano para bom no Enem, que tem se tornado uma prova cada vez mais difícil e competitiva. Ao mesmo tempo, o candidato precisa ter uma renda muito baixa. São critérios bastante exigentes”, avalia.

De acordo com o Ministério da Educação, 87% das 5.526 bolsas que não foram preenchidas são de cursos de educação a distância. A falta de interesse dos alunos por essa modalidade de ensino seria uma das explicações para a sobra. Outra característica dessas vagas é que a maioria (87%) é parcial – o restante da mensalidade precisaria ser custeado pelo estudante. Entre as integrais, menos de 1% não foi ocupado.

“Existe um preconceito grande na sociedade brasileira, não completamente infundado, com a educação a distância. O estudante pode preferir não se inscrever para a bolsa que não é presencial por ter um certo receio de investir nessa modalidade”, avalia Elizabeth.

Ainda será divulgada uma segunda chamada do ProUni e caso ainda haja bolsas disponíveis o MEC abrirá um novo período de inscrições no período de 21 a 24 de fevereiro. Os 117 mil candidatos devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até o dia 4 de fevereiro para matrícula e comprovação das informações prestadas durante as inscrições. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Edição: Talita Cavalcante
Amanda Cieglinski Repórter da Agência Brasil

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sai hoje primeira lista de pré-selecionados para bolsa do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (28) a lista dos pré-selecionados em primeira chamada para receber uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram para disputar uma das 123 mil bolsas oferecidas para o primeiro semestre de 2011.

Os aprovados devem comparecer às instituições de ensino para onde foram selecionados até 4 de fevereiro para matrícula e comprovação das informações prestadas durante as inscrições. A lista dos documentos que devem ser apresentados está disponívelno site do programa.

Do total de bolsas oferecidas, 80,5 mil são integrais e 42,6 mil parciais, que cobrem 50% da mensalidade. As integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. As parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não passe de três salários mínimos.

Para participar do ProUni, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.

No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro. Caso ainda haja bolsas disponíveis, o MEC abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa não poderá participar da segunda seleção.

Edição: Graça Adjuto
Amanda Cieglinski Repórter da Agência Brasil

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Maior parte da Zona Rural de Severiano Melo está ameaçada de ficar isolada da Cidade

Imagem feita na segunda-feira (24)
Imagens cedidas (Gilberto Jr.)
Imagens feitas na terça-feira (25)



Chuvas já destroem obra de drenagem feita há pouco tempo

O dano esta localizado no trecho conhecido por “corredor do riacho grande” desde o último inverno grande em 2009 quando a passagem molhada foi destruída e em seguida reformada só que sem os bueiros, fica assim barrada uma quantidade considerada de água, mais adiante foi feito um sistema de drenagem com bueiros. Entre tanto, como pode ser visto e condizente com a opinião pública, o serviço não foi executado com a qualidade necessária para pelo menos suportar o volume de água dos invernos daqui.

Diante do que acontece é visível nas imagens o perigo já que os populares têm a curiosidade em ver de perto a cada progressão da abertura do buraco mais a armação de concreto se deteriorando.

Informações que chegam é que outro ponto crítico pode vir a isolar novamente a Comunidade de Santo Antônio, igualmente a o trecho citado acima, esse fica logo na entrada do povoado, o mais populoso por sinal.

FIQUE SABENDO
No ano de 2009 em que houve essas atribulações no Município, a prefeitura pode contar com a ajuda dos recursos destinados pela defesa civil via governo estadual e federal por ter sido Severiano Melo um dos entes em estado de calamidade e emergência durante as fortes chuvas. Recursos justamente destinados a empregar as reformas e solucionar o caos gerado. Diga-se de passagem, que certamente o dinheiro público citado seria suficiente para ter sido feito as obrigações com qualidade. Ou não?

Diversão e pesca se misturam com o perigo nas chuvas

Portal Popular
Vamos aproveitar

Mesmo com tantos acontecimentos trágicos causados pelas chuvas alguns não dão trela pro descanso, falo da alegria trazida nas águas de janeiro. Os que moram próximos de riachos aproveitam a passagem dos peixes viajantes e fugitivos dos açudes já em sangria e exercem habilidades de pesca, eu diria pré-histórica. Na foto acima o pai de família exibe como um troféu seu pescado. Apenas um graveto com ponta foi a condição.

Enquanto isso nas águas paradas ladeando riachos pescadores mais modernizados aproveita a oportunidade usando redes de arrasto, mesmo com um pescado de volume não se considera literalmente predatória essa pesca no caso.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Total de faltas dos vereadores de Severiano Melo no ano de 2010


As faltas e o percentual delas

O portal popular faz essa divulgação pela 2ª vez, visto que opiniões certamente não se misturam, nossa intenção serve apenas para deixar melhor informado os leitores e eleitores interessados no acompanhamento do trabalho ou frequência dos parlamentares Severianenses.

Mostramos os números acima e explicamos os casos excepcionais com relação às faltas dos vereadores Getulio Andrade do PSL, Bruno Melo do PSDB e João Batista de Carvalho do PT.

Dr. Getulio Andrade se submeteu a um procedimento cirúrgico no inicio do ano de 2010, porém, não se afastou do cargo na câmara municipal, razão que lhe faz um percentual alto nas ausências, muito embora tenha apresentado atestado médico que teve validade por até duas sessões. Assim foi entendido no livro de registro de pontos ordinários da câmara.

Bruno Melo só foi apto à essa soma só a partir da 2ª sessão do ano de 2010, por tanto 36 das 37. A primeira sua cadeira estava com o então vereador João B de Carvalho 2º suplente de sua coligação, por isso o petista não obteve falta, ele presenciou a 1ª sessão do ano em epigrafe.

Todos os demais não há conhecimento de comportamentos que justifique os registros de falta, essa pratica é mencionada em cada sessão, ou seja, para quem vai para as sessões geralmente fica informado porque o vereador faltou, é a mesa quem informa.
Explicando
As cores são diferenciadas com base nos tons predominantes dos partidos.

Atualizando você – Prédio da câmara municipal de Severiano Melo passa por reforma

imagens: portal popularantiga fachada ficará sem entrada

Próxima fachada

Antigo plenário da lugar as novas salas

próximo plenário

Mais espaço

Desde o primeiro dia do ano o prédio onde funciona a câmara municipal de Severiano Melo passa por uma reforma que tende oferecer no plenário da casa mais espaço para todos durante as sessões públicas.

Onde funcionava tudo praticamente dentro do plenário, agora será gabinete da presidência, secretaria, cozinha, banheiro e sala de arquivo. O plenário finalmente será o plenário. A nova direção espera começar os trabalhos deste ano já no ambiente renovado, a data marcada para a volta das sessões ordinárias é dia 18 de fevereiro de acordo com o que está previsto em lei.
Detalhe importante esta sendo lembrado e respeitado na reforma, também como manda a lei, é a acessibilidade como rampas ou adequações. Já havia desde a última reforma na gestão do ex-presidente Gustavo Galileu, agora mais ainda devido o aumento de espaço.

Enchentes: Ministério da Saúde alerta para riscos em água e alimentos contaminados

Brasília – O Ministério da Saúde emitiu um alerta para o risco provocado por água e alimentos contaminados e por animais peçonhentos, sobretudo neste período de alto índice de enchentes no país.

De acordo com a pasta, o cuidado com a alimentação é uma das principais medidas para proteger a saúde durante e após a ocorrência de enchentes. Consumir alimentos que entraram em contato com a água ou a lama da enchente pode causar doenças e, até mesmo, levar à morte. A orientação é dar preferência a alimentos não perecíveis e evitar legumes, verduras e carnes.

Todos os alimentos que estiverem com cheiro, cor e aspecto fora do normal – úmidos, mofados ou murchos – devem ser descartados. Os alimentos em embalagens de plástico lacradas, mas que tiveram contato com água de enchente, também devem ser jogados fora. O mesmo se aplica aos que estiverem acondicionados em latas amassadas, enferrujadas ou semi-abertas.

Outra medida importante a ser tomada em situações de enchente é cuidar da qualidade da água a ser consumida, seja para ingestão, preparo de alimentos ou higiene. O ministério recomenda que métodos caseiros de purificação da água sejam adotados para que haja a eliminação de bactérias, vírus e parasitas.

A melhor forma de limpar a água e torná-la apropriada para o consumo humano é filtrá-la e, depois, fervê-la. Para filtrar a água, pode ser usado um filtro doméstico, um coador de papel ou um pano limpo. Depois, é preciso ferver a água. Caso não seja possível fervê-la, a água precisa ser tratada com hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária – duas gotas do produto para cada litro de água. Em seguida, deve-se deixar descansar por 15 minutos.

Em relação ao alerta para animais peçonhentos, o ministério explicou que os alagamentos fazem com que esses animais saiam de seus esconderijos naturais, procurando abrigo dentro das casas. A orientação é utilizar equipamentos de proteção individual como luvas, botas, calçados fechados e de estrutura rígida. É preciso ainda cuidado na limpeza da casa, durante o deslocamento de móveis e outros objetos.

Caso um animal peçonhento seja encontrado, a pessoa deve se afastar com cuidado, evitar assustar ou tocar o animal, mesmo que pareça morto, e procurar a Vigilância Ambiental. Caso a pessoa seja picada, é recomendado limpar o local com água e sabão e manter a vítima em repouso até a chegada de socorro.
FONTE: Agência Brasil

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mais relatos ouvidos dos moradores da Vila

Imagens: Portal PopularUma imagen forte indica o sentido real.

à vista o lixo e água represada

Avaria na obra de pavimentação da Vila

Final do trecho calçado por onde agora irão passar. De cortesia um buraco.

Desmontar meio fio é a saída pra fazer a água sair

Descaso

Num clima de incertezas vivido a partir de hoje moradores da Vila que alagou reclamam da falta de prestação de serviços públicos, além das casas visivelmente demonstrarem danos ‘mesmo novas’ fica a certeza da qualidade inferior dessa obra pública.

Outro direito comum dessas pessoas é a coleta de lixo que de acordo com depoimentos na Vila não há este serviço, mas, há promessa. Enquanto não é cumprida, o lixo produzido se acumula nos arredores das moradas, por tanto, num momento repentino como esse naturalmente aumenta a gravidade do problema.

Se não já bastasse todo esse seguimento de má qualidade de vida proporcionado, ainda tem as avarias no calçamento que começa as pedras se desprenderem do concreto sobre uma camada de areia e o nível superior a os das casas. O que significa também uma obra consequente da falta de planejamento é o que pode ser visto. Há devemos lembrar que este calçamento servirá de passagem já que romperam a via principal.

Indignação toma conta do sentimento das famílias que tiveram suas casas alagadas em Severiano Melo

Imagens: Portal Popular Essa caixa com água foi arrastada pela força da água por pelo menos dez metros em direção ao bueiro

Imagen de uma fossa aberta

Alimentos podiam ser visto pelo chão

Casa da moradora Diana. No canto do lado direito o cachorro que
conseguiu se salvar fazia a guarda da casa no momento da foto

Sombra e água fresca é pra quem pode.

A água que inundou a Vila nova cobriu praticamente todo o calçamento e ainda deixou marcas no lado alto. Com tudo, as pessoas se viram num verdadeiro sufoco vendo o que acontecia sem nada poder fazer para acabar com o aumento do volume de água.

Relatos do que aconteceu diz a tristeza e o saldo disso tudo. Numa das casas, possivelmente a mais atingida, a dona se desesperou em ver seus móveis em estado flutuante n’água, segundo contou Diana que seu filho de apenas dois anos ficou doente já na hora que lhe viu chorando, ela conta que acabou completamente a tranqüilidade, no seu quintal viu a agonia dos animais domésticos, seu cão escapou por ter conseguido se livrar da corrente e saiu nadando, já suas nove galinhas não sobreviveram dentro de casa o guarda-roupa do filho ficou destruído. Agora ela corre pela Cidade na tentativa de alugar uma casa para morar.

Outro vizinho perdeu alimentos e ainda viveu um perigo à parte devido a fossa que se encontrava aberta, segundo conta que estava por terminar desde que ele recebeu oficialmente a casa e o engenheiro disse que teria que fechar “terminar”. Como se ver nas declarações é possível imaginar os riscos com problemas de saúde recém-chegados a os inquilinos da Vila.
Ainda de manhã cedo, o secretário de obras do município Dênio Monteiro Martins irmão do prefeito esteve no local e em meio ao caos, moradores desesperados questionaram o mesmo sobre o que fazer? Taxativo ele disse “num tem o que fazer não, vocês saia logo que vem mais chuva” contaram.

Famílias têm casas alagadas em Severiano Melo

Imagens: Portal PopularVila e o aspecto da ressaca

Imagem denuncia dano que provoca ameaça ao imóvel

Ao fundo deste quintal é possivel ver acúmulo de água

Nessa imagem com alguns moradores, do lado uma senhora resgata uma planta que tem na mão

Alternativa de abrir fenda na estrada principal por moradores

Amostra de um dia de luta depois de muita água

Cidadão mostrando o nível alcançado pela inundação na parte alta de sua casa

Essa dona de casa salvou sua geladeira(atrás) colocando-a sobre a mesa

Numa das casa mais altas também é possível ver sinais do que ocorreu

As marcas visíveis nas paredes descrevem o que passou com cada um


PRESENTE DE GREGO
Depois de um sonho realizado, um pesadelo.

Hoje cedo famílias que moram na ‘nova vila’ localizada em frente a o parque de vaquejada São Jose, Ipoeira Severiano Melo trabalharam muito com lagrimas e suor no rosto para arrumar a bagunça causada pela chuva que caiu no final deste domingo e na madrugada desta segunda.

A Vila foi construída pela prefeitura de Severiano Melo não tem muito tempo. Já nas primeiras chuvas desse ano surge o medo conhecido hoje pelos moradores.

Quem não lembra de pessoas no anseio de um teto pra morar e até se dispuseram a ir morar nessas casas mesmo antes de serem concluídas, isso foi ano passado! O episódio ficou conhecido por ‘evasão’ inclusive.

Obra dada por acabada, em seguida o poder público municipal construiu o calçamento deixando a vila mais bela e seus moradores cheios de satisfação, até conhecerem na prática o que já era de conhecimento de muitos com senso que o perigo existia pelo fato de não ter planejamento ambiental adequado. Ai a interrogação, como pode uma hierarquia que exige todo tipo de burocracia para liberar recursos para construções, fiscalizam, e não tem competência para prevenir contra esse tipo de problema, ou seria o pior, digo, o problema está aqui, sim porque se os responsáveis pela obra, ou seja, prefeito, secretário municipal de obras e os demais designados são homens sábios a ponto de calcular tudo isso antes! Certo?

Na ideia de eliminar o problema que acontece, mais ou menos, assim: “a água da correnteza que passa naquela localidade próxima da vila, em volume alto transborda pelo bueiro em sentido contrario e até já ter feito estragos é que a gravidade permite que volte a água e siga no caminho normal do riacho”, os moradores se reuniram para fazer um fenda sobre a estrada facilitando a saída da água com rapidez. O resultado só será conhecido quando voltar a chover. Isso sem falar que ficou interrompida a estrada principal, temporariamente o trafego será por dentro da vila.

Comerciante de Rodolfo Fernandes sofre assalto nesta tarde de segunda-feira em sua residência

Rodolfo Fernandes

A ocorrência foi há pouco tempo, as vitimas segundo informações chegada aqui para o blog é de que se trata dos donos da ‘drogaria Araujo’ e de acordo com o que foi dito, não se tem como certo o valor levado pelos assaltantes, comenta-se algo em torno de quatro mil. Tudo foi rápido, e aconteceu na residência do comerciante. O que leva a crer que foi um delito premeditado.


Nota

Os comerciantes da Cidade de Rodolfo Fernandes sofrem com o medo fazendo passagem na Cidade, há pouco tempo houve atentados como esse e deixou a frustração mais o prejuízo pra quem trabalhou honestamente e teve seus valores tomados com o terror da violência. Infelizmente com o passar do tempo não se tem talvez aquilo que faz bem, chamado ‘esperança’ pelo menos pra quem já passou por isso, não.

Se servir de consolo, Rodolfo Fernandes não é nem nunca será única Cidade que sofre esse pavor. Lamentável. Pedir a Deus sempre será o caminho, também nessas horas.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vereadores se reúnem com pauta administrativa para exercício da nova mesa diretora da câmara de Severiano Melo

Imagens: Portal Popular Berg, Gilson, Rubens, Mauricio e Bruno

Neste final de semana a quase um mês antes de começar o período legislativo, se reuniram os vereadores que compõem diferentes blocos partidários, mas, principalmente a mesa diretora que tem a frente o vereador Bruno Melo na finalidade de discutir e definir estratégias e metas para essa administração.

Assuntos que possam ser relevantes sobre a ordem dos trabalhos assim como pleitos da população representados nos atos documentados pelas autoridades legislativas possam ter mais celeridade e precisamente eficiência. Segundo o presidente ver. Bruno Melo a casa na sua gestão terá um perfil próprio que poucas câmaras possuem, “todos terão direito e respeito por suas opiniões, um trabalho que o ex-presidente Coitinho muito frisava, nós temos a missão de continuar com o propósito e de tentar fazer ainda melhor, e para conseguir o êxito a nossa mesa diretora terá de mim toda confiança nas decisões.” Pontuou sobre sua gestão como será através da ‘parceria’ a palavra de ordem.

Projetos de grande importância devem ser apresentados nas primeiras sessões, na intenção de superar qualquer imagem de qualidade inferior a aprovação popular com relação ao poder legislativo. Para tanto será necessário o acompanhamento de perto da comunidade em geral, isso tem sua importância sobre o que venha influenciar a disposição dos vereadores em se dedicar mais a defender os interesses de todos.

Também participou os vereadores Rubens Ferreira que terá pela frente as atribuições regimentais como o segundo secretário da casa, Gilson Carvalho, Mauricio José e para exercer funções de primeiro secretário o vereador Berg Monteiro mostrando-se otimista com o andamento do que já estava projetado e agora é atingir as metas de trabalho.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tá chegando a hora do 1º sorteio oficialmente realizado pela CDL de Severiano Melo

* 'Clic na imagem para ampliar'

Emparn divulga relatório sobre condições climáticas para o período chuvoso

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - Emparn - enviou para a governadora Rosalba Ciarlini, na manhã desta sexta-feira (21), o relatório com as informações climáticas para o período chuvoso deste ano no Rio Grande do Norte.

Os dados colhidos pelos técnicos da Emparn durante o mês de dezembro de 2010 mostram "a continuidade do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial". La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico que ocorre nas águas do Oceano Pacífico. A principal característica deste fenômeno é o resfriamento (em média de 2 a 3 °C) fora do normal das águas superficiais nestas regiões do oceano Pacífico. Isso provoca aumento das chuvas na região nordeste do Brasil, entre os meses de dezembro a fevereiro.

A maioria dos modelos de previsão da Emparn mostra que o fenômeno poderá permanecer até o mês de abril. Dessa forma, o documento relata que as condições oceânicas e atmosféricas para o período de fevereiro a abril deste ano irá provocar chuvas variando em torno da normalidade. "É importante ressaltar que o semiárido potiguar tem como característica alta variabilidade espacial e temporal dos índices pluviométricos. Isto significa que algumas localidades poderão receber uma quantidade de precipitação maior que outras", descreve o relatório.

O monitoramento das condições dos oceanos é realizado diariamente pela equipe de meteorologia da Emparn. Isso permite que os profissionais observem a ocorrência ou não de alguma mudança nas atuais condições, o que poderia alterar os dados apresentados no relatório para o período de chuvas no interior do Estado.

EVENTO

A Emparn irá sediar a III Reunião de Análises Climáticas Para o Semiárido Nordestino nos dias 17 e 18 de fevereiro. O objetivo da reunião é finalizar as discussões sobre previsão de chuva para o setor semiárido da região Nordeste do país.

Por Assecom

Hoje, Dia Mundial Da Religião




Inscrições para o ProUni começam nesta sexta-feira

Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas hoje (21) e seguem até 25 de janeiro. Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior. Do total, 80.520 são integrais e 42.650 parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Os estudantes interessados no benefício deverão acessar o site do ProUni. Para participar do programa, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita é de até três salários mínimos.

O candidato pode escolher até três cursos, elegendo sua prioridade. A lista dos pré-selecionados em primeira chamada será divulgada dia 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. No dia 11 de fevereiro, será divulgada a lista dos pré-selecionados em segunda chamada, com prazo de comprovação de documentos até 17 de fevereiro.

Caso ainda haja bolsas disponíveis, o Ministério da Educação abrirá um novo período de inscrições entre os dias 21 e 24 de fevereiro, com divulgação da primeira lista de pré-selecionados em 27 de fevereiro. Quem já tiver conseguido uma bolsa na primeira etapa de inscrições não poderá participar da disputa. O cronograma completa do ProUni está disponível no site do programa.
FONTE: Nominuto

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rio Grande do Norte se prepara para lutar contra a dengue

Casos da doença no Estado aumentaram cerca de 180% e a tendência é que esse número aumente mais ainda em 2011.

O Rio Grande do Norte é um dos Estados de alto risco de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde. De 2009 para 2010, os casos da doença no Estado aumentaram cerca de 180% e a tendência é que esse número aumente mais ainda em 2011. O Ministério da Saúde está monitorando 70 cidades no país, consideradas de maior risco e Natal é uma dessas cidades.

O Secretário de Estado da Saúde Pública - SESAP, Domício Arruda, esteve esta semana em Brasília onde participou de uma reunião entre os 16 secretários de saúde dos Estados com maior risco de dengue e o ministro da saúde, Alexandre Padilha. "O Ministério da Saúde conta com um sistema de monitoramento online alimentado por estados e municípios para acompanhar os números das mortes por dengue e os casos mais graves da doença" disse o secretário da SESAP

Na reunião foram apresentados os números atualizados da dengue em todo país. No RN, as áreas de maior risco se concentram nas regiões metropolitanas de Natal e Mossoró. "Natal foi escolhida pelo MS para ser monitorada por se tratar de uma cidade turística, que recebe um grande número de visitantes, principalmente na alta estação", explicou o secretário.
FONTE:Nominuto

Dia Do Farmacêutico


Dia De São Sebastião



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

> Veja o que diz este artigo postado no blog do Germano L. Henrique

Sobre o BBB

O que penso a respeito
Resposta que dei a uma pergunta feita lá no Formspring: Assistir BBB (Big Brother Brasil) é pecado, é de Satanás ou é demoniaco ?
O que vou dizer não tem base bíblica, ok? Falo com base na minha experiência pessoal e formação em Comunicação: Independente do fato de ser pecado, de Satanás ou demoníaco, este programa (e muitos outros) não acrescenta absolutamente nada para pessoa nenhuma, a não ser mais dinheiro para os realizadores. É um programa que faz apologia dos mais baixos valores morais da sociedade, além de expor seres humanos como se animais fossem para o deleite de uma platéia ensandecida que busca, através da televisão, satisfazer baixos instintos olhando carros que nunca vão ganhar, uma casa na qual nunca vão morar, móveis que nunca vão ter, pessoas com as quais nunca vão conviver e um tipo de vida que ninguém tem em parte nenhuma do planeta. Além de, ao final do programa, entregar um prêmio que um(a) “escolhido(a)” vai ganhar sem ter feito absolutamente nada para merecer e ainda vai ser chamado de herói. Me custa crer que este programa tem a audiência que tem. E me custa crer mais ainda que, nesta época que estamos vivendo, quando tantos cristãos são perseguidos e mortos em todo o planeta, como em nenhum outro momento da história, pessoas que se dizem cristãs, se dão ao trabalho de levantar o telefone para “votar” em fulano ou siclano, e não dão um centavo para missões.
2 Timóteo 3:1-5 – “SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”
A Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todo o povo de Deus! Amém!
Germano Luiz Ourique

Morre pai da governadora Rosalba Ciarlini

Família do Sr. Clóvis


Faleceu no início da manhã de hoje (18) o senhor Clóvis Ciarlini, 87 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava em casa, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. O médico da família, Cleanto Rego, foi chamado imediatamente, assim como atendimento do SAMU. Foram feitas manobras de reanimação, mas sem êxito. O corpo de Clóvis Ciarlini será velado no Morada Paz, em Emaús, com missa às 17h e o sepultamento logo em seguida.

Por Assecom RN

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mais de 220 mil potiguares não se cadastraram na tarifa social da Cosern

Segundo dados da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), 228.833 residências no RN ainda não regularizaram o cadastro de Baixa Renda na companhia. Dos 948 mil clientes residenciais no Rio Grande do Norte, 453 mil são de baixa renda e tem direito a desconto na conta de energia elétrica previsto no Programa Tarifa Social. Para não perder o benefício, eles precisam se recadastrar. Conforme tabela divulgada pela companhia, o benefício de quem consome 80 kwh ou mais e não se recadastrar será suspenso em janeiro; de quem consome mais de 68 kwh será suspenso em abril; de quem consome mais de 55 kwh será suspenso em julho; de quem tem média de consumo maior que 30kwh será suspenso em outubro; e menor ou igual a 30 kwh será suspenso em dezembro de 2011. Pela lógica, quem consome menos terá mais tempo para se recadastrar.

Os clientes que não efetuarem o cadastramento nas datas informadas perdem o benefício.A partir deste mês, os descontos, que variam de 10 a 65%, começarão a ser suspensos, de forma gradual. A Cosern afirma que só com o término dos prazos será possível informar quantos consumidores deixarão de ter acesso ao benefício no estado. O recadastramento pode ser realizado nas agências de atendimento da Cosern ou através do teleatendimento 116 (gratuito). É preciso informar o NIS (Número de Identificação Social). Índios que não possuem CPF ou RG devem apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) e o NIS. Os quilombolas devem apresentar CPF, RG e o NIS.

Substituído em janeiro de 2010, o critério deixou de ser consumo de energia e passou a ser renda familiar per capita. As companhias energéticas teriam 12 meses para colocar em prática as novas regras estabelecidas pelo governo federal e aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Agora, para ter acesso ao desconto na conta de energia elétrica, o consumidor deve ter renda familiar média de até meio salário mínimo per capita e estar cadastrado em algum programa social, como o Bolsa Família, por exemplo.

Fonte: Andrielle Mendes, da redação do Diário de Natal

Segue a variedade de noticias por novos blogs de Severiano Melo

Anote ai

Desta vez, falamos do blog relacionado à Severiano Melo e o endereço esta aqui: http://doidindaestrada.blogspot.com/

Pelo perfil, o 'Doidindaestrada' da o tema de suas matérias voltado principalmente à acontecimentos políticos e administrativos, entre outros.

Começa convocação para troca do RG pelo novo registro de identidade

No Rio Grande do Norte Nísia floresta será a primeira Cidade

A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade (RG) pelo novo cartão de Registro de Identidade Civil (RIC) começa hoje (17). Os moradores de Brasília, do Rio de Janeiro e de Salvador serão os primeiros a receber as cartas informando sobre a troca.

A escolha foi aleatória. Segundo o Ministério da Justiça, as cidades de Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) também fazem parte do projeto piloto, e o início da convocação será ainda no primeiro semestre.

Os cartões dos selecionados já estão prontos, pois foram feitos com base nos cadastros repassados pelos estados ao Ministério da Justiça. O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que inclui informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita gradualmente, ao longo de dez anos.

Da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto