quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ação nas Escolas de Severiano Melo Garante Saúde Preventiva

Fotos: Portal Popular / Ana ClarisseBeóta, Socorro, Dr Kerginaldo, Saudinha, Sales, Preta e Peta



Severiano Melo: Equipe do PSF executa programa de saúde nas escolas urbanas, o ‘PSE’.

Quarta-feira passada 23/setembro, a equipe do ‘PSF 1’ passaram o dia todo nas escolas, com programa ‘PSE (Programa de Saúde na Escola)’. O programa é de autoria do Ministério da Saúde. A equipe se dividiu em quatros turmas, e com isso o tempo foi suficiente para que todos os alunos passassem por uma avaliação, isto é, verificando pressão, pesando e medindo, verificando o cartão de vacina, etc.

E hoje quarta-feira (30) a equipe voltou às escolas, na companhia de Dr. Kerginaldo especialmente para que os alunos, que apresentassem algum sintoma, ou mesmo princípio de doença pudessem então receber o atendimento médico.

Com isso os casos observados sejam encaminhados pelo o próprio clinico, para o especialista da área necessária. Por exemplo: crianças que estão com manchas para o dermatologista, com problema de coluna, ou nos ossos, para o ortopedista, acima do peso, para a nutricionista, e os alunos com as vacinas atrasadas, na mesma hora estes, já recebem o beneficio colocando-as em dia.


Este programa é destinado às competências da secretaria municipal de educação que por razão desconhecida pelo blog não fez o dever de casa. (mais uma vez). Os agentes comunitários de saúde em sua equipe do PSF assumiram a tarefa e desenvolveu com os demais profissionais uma Ação que merece ‘vivas’.

“O que deveria ter sido por conta da secretaria de educação foi invertido e nós fizemos a tarefa”. Disse o Agente de Saúde Zé Marcos.

O trabalho de hoje realizado pela equipe do ‘PSF 1’ contou com os agentes comunitários de saúde, Peta, Saudinha, Sales, Preta, Zé Marcos, Beóta, Rosalina, as técnicas Socorro e Glécia a enfermeira Célia e o médico Kerginaldo e ainda a diretora do centro de saúde Neirian Regis.

Um comentário:

  1. COMO SEMPRE, SÓ SOBRA PRAS EQIUPES DE SAÚDE. E OS AGENTES, POIS ACHAM QUE ELES NÃO FAZEM NADA.

    ResponderExcluir