sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sebrae lança feira agroecológica em Severiano Melo

Foto: Marco.
Gêneros são cultivados em unidade que integra produção animal e vegetal
O comércio de gêneros cultivados sem defensivos agrícolas e mais saudáveis por parte de agricultores familiares estará à disposição da população de mais um município potiguar. O Sebrae no Rio Grande do Norte, através do Escritório Regional no Alto Oeste, lança a feira agroecológica na cidade de Severiano Melo, nesta quinta-feira (13). O evento ocorre em frente ao Mercado Público da cidade, às 6h. A feira faz parte das ações do Programa Agroecológico Integrado e Sustentável(PAIS).

O PAIS é resultado de uma parceria entre o Sebrae, aFundação Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). O programa aproveita pequenas áreas para produzir integradamente várias culturas, desde hortaliças a animais, sem agredir o ambiente. O Projeto possibilita que pequenos agricultores tenha condição de cultivar os gêneros que necessitam e ainda fazer negócios, com a venda do material excedente em feiras agorecológicas. 

O Projeto é uma tecnologia social que reúne técnicas simples de produção agroecológica e de promoção ao desenvolvimento sustentável. O PAIS baseia-se na racionalização, no respeito ao meio ambiente e no aproveitamento das oportunidades produtivas existentes, fortalecendo os pequenos negócios da agricultura familiar. 

O projeto teve início em abril de 2012 na cidade de Severiano Melo e beneficia 20 produtores, onde onze estão produzindo ativamente e oito participarão do lançamento da feira agroecológica. Dentro da produção desses produtores, as principais culturas são hortaliças e ovos.A produção indicada pelo Projeto tem um grande diferencial das demais: é feita a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos e aproveitamento rentável dos recursos do solo e da água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário