segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Agricultor de Apodi é obrigado a andar 150 km para ser atendido por um ortopedista e volta sem solução


O agricultor Sebastião Oliveira quebrou o braço em Apodi na madrugada deste domingo após sofrer uma queda de moto. Foi encaminhado para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho às 4h da manhã e lá foi atendido por uma clínica geral. Sem ortopedista na unidade, tentaram transferi-lo para o Hospital Regional Tarcísio Maia (Mossoró), mas disseram que não recebiam porque não tinham mais leitos disponíveis.
Então, Sebastião Oliveira foi transferido para o município de Pau dos Ferros. Sem ambulância, foi de carro próprio. Lá, o ortopedista Ivonésio Queiroz confirmou a fratura, mas disse que não tinha como operar, a não ser que fosse particular (provavelmente em sua clínica). O problema é faltam de estrutura e equipamento no Hospital do Estado.
Sem soluções em Pau dos Ferros, Sebastião foi mandado de volta para casa (em Apodi) e na madrugada desta terça-feira, deve ser encaminhado para o Hospital Regional de Currais Novos, há 200 km de Apodi, para tentar uma vaga. Há uma possibilidade negativa ainda de não ter anestesiologista.
O caso revela, mais uma vez a fragilidade do sistema de saúde no interior do Rio Grande do Norte. Pacientes como Sebastião Oliveira ficam à mercê da falência dos hospitais regionais que continuam desaparelhados. Quando não faltam médicos especialistas, faltam equipamentos e estrutura. Esta situação que se repete em Apodi, Pau dos Ferros, Caraúbas, Caicó, Currais Novos e outras hospitais regionais mostra que a situação da saúde no RN anda não consegue avançar e o povo é quem paga, às  vezes com sua própria vida.
Fonte: http://blogdobg.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário