segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Severiano Melo - Aluna Liandra Melo tem sua nota zerada em redação pela IFRN e família pede explicações

Aluna que tirou uma nota quase 9 no IFRN tem redação zerada e família pede explicações

Liandra Melo




João Moacir
Chega ao meu blog um caso de avaliação muito emblemático de se entender.

Trata-se de uma avaliação de nota feita pelo IFRN de Apodi/RN, onde a aluna Liandra Melo de Carvalho, 13 anos, natural de Severiano Melo, foi de uma nota 86.84 na prova objetiva a um 0, isso mesmo (zero) na prova discursiva.

Os familiares de Liandra não se conformam e exigem explicações convincentes para o caso por parte de quem fez a correção com tamanho disparate, onde a aluna ficou em 1º lugar no Campus de Apodi pelas notas da prova objetiva e ter zerado a redação.

O senhor Nilton Carvalho, funcionário público, lotado na CAERN, pai de Liandra diz ao blog de João Moacir que outros casos desse tipo ocorreram com outros alunos e que vai entrar com recurso pedindo uma nova avaliação da redação de sua filha. Esse caso deverá ganhar repercussão em toda imprensa do estado, seja ela televisa, jornais impressos, blogs e redes sociais.

Veja o que disse em depoimento via Facebook a professora Janaína Linhares do Colégio e Curso Evolução a respeito desse caso:

Todo apoio concedido ao Senhor.
Eu também fiquei sem respostas para tal ato injusto sobre a nota da redação de Liandra Melo. A instituição IFRN, pelo pouco que a conheço, é muita rígida em suas correções, mas zerar uma redação... De um aluno é uma ação meio brusca e sem nenhum compromisso com a educação. A proposta de redação foi uma carta argumentativa e por mais que a candidata tenha esquecido alguma parte da carta, como por exemplo, data, saudação ou algo do tipo, mas onde fica o conteúdo da carta? Conheço bem a candidata e sei que escreve muito bem. Como pode uma instituição de ensino respeitadíssima cometer esse equívoco? Foi válido sim entrar com recurso. Os corretores devem ser mais cautelosos e terem critérios mais claros e objetivos para tais correções. Isso pode prejudicar ainda muita gente. Não podemos ficar ilesos a esses casos. Zerar um texto é dizer ao candidato: "Você não tem nenhuma competência linguística em sua língua" Isso é absurdo. Repito: E onde fica o conteúdo? A coerência com a proposta? A coerência? Infelizmente, IFRN, é uma pena dizer isso, mas a instituição não está indo ao encontro do que tanto prega em seu projeto político pedagógico e de outras leis da educação nacional, como LDB e Parâmetros Curriculares Nacionais.
Dou o meu total apoio a candidata. Abraços.


Com a palavra a instituição IFRN, campus de Apodi/RN.
FONTE>http://joaomoacir.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário