segunda-feira, 13 de junho de 2011

Caern trabalha para restabelecer abastecimento no município do Oeste até a quarta-feira (15)

SEVERIANO MELO

CAERN INSTALOU EQUIPAMENTOS PARA QUE POÇO RESERVA ENTRE EM OPERAÇÃO

O abastecimento da população do município de Severiano Melo, com aproximadamente 6.700 habitantes, na região Oeste, deve ser restabelecido até a quarta-feira (15). Técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) das unidades regionais de Pau dos Ferros e Mossoró trabalham com este objetivo desde o final de semana, na área onde fica localizado o poço reserva, distante mais de 300 metros do antigo poço que desmoronou há duas semanas, causando a interrupção do fornecimento de água aos moradores de Severiano Melo. Como não há energia elétrica no local, a empresa colocou postes, construiu espaço para proteger equipamentos eletrônicos e remanejou adutora. Agora está aguardando a ligação elétrica a ser feita pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte, (Cosern), para ativar o sistema.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, (Caern), conseguiu autorização da juíza Welma Maria Ferreira de Menezes, da Comarca de Apodi, para ter acesso aos poços tubulares onde o proprietário do terreno havia proibido a empresa de captar água do local. A população está há duas semanas sem receber água nas torneiras. A decisão a magistrada impôes multa diária de R$ 500,00, em caso de haver descumprimento. Com a Liminar concedida nessa sexta-feira (10), os técnicos da Caern deslocaram-se de Pau dos Ferros e Mossoró e iniciaram o trabalho o mais rápido possível.

ABASTECIMENTO

Impossibilitada de atender a população em condições normais, a Caern adotou medidas emergenciais para garantir o fornecimento de água até o restabelecimento regular do serviço. Estão sendo utilizados carros-pipa para entregar água de casa em casa, na cidade e comunidades rurais. Além da sede do município a companhia atende as comunidades de Condado, Melancias, Vila Boa Vista, Terral, Condado 1 e 2, Ipueira, Pereiral e Vila Dourados.

Para o gerente regional da Caern em Pau dos Ferros, Djalma Viana, o fato do dono do terreno negar o acesso aos poços durante mais de uma semana, surpreendeu a empresa porque antes de perfurar os três poços, a Companhia teve autorização do proprietário da área para perfurar os poços. A Caern vinha utilizando apenas um poço, com vazão de 80 mil litros de água por hora, enquanto os dois, com a mesma capacidade, estavam na reserva. Como o primeiro poço apresentou problemas, a empresa resolveu ligar o segundo e foi impedida de fazê-lo, encontrando o local fechado com correntes e cadeados e a exigência de pagamento superior a R$ 100 mil ao proprietário.

O assessor Jurídico da Caern, Daniel Lyra, disse que o Ministério Público foi acionado a fim de evitar maiores prejuízos à população, parte mais sacrificada no processo. Ele considera uma atitude lamentável e espera realizar um acordo com o proprietário para desapropriação da área onde estão os poços. Ele lembrou que a água é um bem pertencente ao Estado, é para uso comum da população e este direito é garantido na Constituição do Brasil.

Matéria da acessoria de imprensa da CAERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário