segunda-feira, 16 de maio de 2011

Jovens pedem o ginásio de esportes de Malhada Vermelha

O jogo como ele é...

...de repente para! A bola que não entra no gol entra na lama!

E... e é assim, pega-se de volta a bola e limpa-se no capim! "O jogo como ele é"

A origem desse texto a baixo é de Jovens da Malhada Vermelha:

Ginásio/quadra que ainda tardia!

Não é de hoje que o desejo dos jovens malhadenses por um ginásio poliesportivo na localidade se revela. Hoje, mais do que nunca.

O sonho de construção do ginásio foi frustrado. Mas a pior frustração é com quem estava responsável pelo encaminhamento de medidas burocráticas que viabilizariam a construção. A sociedade malhadense sabe que existiu um projeto de realização e liberada inclusive a verba. O que aconteceu com os recursos o povo também sabe.

Há alguns meses, criou-se um time de salão masculino em Malhada. Mas para treinar futsal, o time precisa deslocar-se frequentemente à sede municipal e às comunidades de Boa Vista e de Santo Antônio. E atente-se para que são apenas amistosos-treinos, para os quais cada jogador vai em transporte próprio tendo que “tirar do bolso” para abastecer o seu veículo.

Os jogadores sabem que o esporte na comunidade depende muito de ajuda externa, principalmente dos políticos locais. Muitas vezes, não se joga futebol, porque não há bolas ou mesmo porque as condições do campo local, principalmente em decorrência das chuvas, são inadequadas. E muitos jovens, devido estudarem durante o dia, só podem praticar esportes à noite. É claro que sem iluminação, ninguém vai para um campo-mirim ou para o campo local, que ficam dentro do mato. E nessa época é que faz falta pelo menos uma quadra esportiva simples, como a do Sítio Melancias.

Sabemos que nós da comunidade não podemos construir um ginásio, mas gostaríamos que nossos representantes políticos reavivassem a ideia de construção dessa obra. Obra esta que, se construída, não teria uma função somente esportiva, mas também social. Quem chega em Malhada à noite se depara com muitos adolescentes nas esquinas e becos sem nada para fazer, muitas vezes, ingerindo bebidas alcoólicas. Poderiam estar interagindo por meio do esporte, aliás, uma atividade benéfica à saúde.

Já se perguntou se os jovens que ficam na parada da BR pela manhã não têm nada para fazer. De fato, não têm. Se não temos condições de trabalho na comunidade, precisamos de algo cultural que distraia e dê alegria aos jovens. Defendemos, por isso, a construção de um ginásio, que nos foi negado, mas que era nosso de direito. Quem sabe o ano que entra nos dê essa oportunidade novamente!

Quem mantêm contato com os adolescentes de Malhada, pode confirmar a ansiedade deles pela construção da quadra esportiva de lá. Escuta-se até que, nesse caso, votariam com muito bom gosto naquele ou naqueles candidatos que se empenhassem para trazer o ginásio de Malhada, algo de concreto que duraria para sempre, bem mais do que favores, dinheiro ou promessas.

Nas fotos: o local onde os jogadores de Malhada jogam: um minicampo dentro do mato, ladeado por um corrego lamacento. Condições precárias que se justificam ainda pela falta de bolas e uso de traves mirins improvisadas.

O portal popular reitera: Seu espaço às causas de interesse coletivo do povo Severianense e agradece aos jovens pela preferência.

Um comentário:

  1. Realmente a Malhada precisa de um ginásio, disso ninguém tem dúvidas.Pelo que me lembro tinha uma emenda do deputado Betinho Rosado mas que nunca foi liberada, só papel,dinheiro que é bom nada, com a palavra os vereadores do município que votaram no nobre Deputado.

    ResponderExcluir