sábado, 18 de setembro de 2010

Caern realiza limpeza de reservatório que abastece Rodolfo Fernandes


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai realizar na próxima segunda-feira (20) a limpeza e desinfecção do reservatório que abastece a cidade de Rodolfo Fernandes. A companhia irá suspender o abastecimento entre o período da manhã e noite para o procedimento. Análises bacteriológicas realizadas pelo laboratório da Caern constataram que não há nenhum problema na água distribuída à população da cidade, estando de acordo com os padrões de potabilidade exigidos pela Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. A limpeza é um reforço para garantir a qualidade da água que chega ao consumidor.

Técnicos da Caern estiveram esta semana na cidade para coletar amostras de água e conversar com a população sobre as fontes de abastecimento. Segundo informações da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM), a Companhia irá monitorar os carros pipas que distribuem água para beber, assim como os que fornecem água para as escolas da cidade. A orientação da Companhia é que a população também contribua com a limpeza das caixas d’água residenciais, evitando a contaminação do líquido antes que chegue às torneiras. E, no caso do consumo de água não distribuída pela Caern, que sejam tomados cuidados essenciais como ferver o produto antes do uso.

Na oportunidade, técnicos da Caern visitaram o Conjunto Ausentes II, que não possui rede de abastecimento e onde, atualmente, a população utiliza a água bruta, não tratada, de um barreiro em frente à comunidade, assim como do “Açude de Felipe” e Açude Progresso. A Companhia adquiriu 750 metros de tubos que serão instalados no prazo de 30 dias, beneficiando a comunidade com água de qualidade. Atualmente os moradores do novo bairro são abastecidos por um pequeno açude que não integra a captação de água da Caern no município.

João Bezerra Júnior – ASC Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário