Prefeitura tentou mais mil doses com o Estado, mas não conseguiu; por isso encerrou imunização antes do prazo, marcado para a próxima sexta-feira (19).
A Gerência Executiva da Saúde concluiu a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe suína (H1N1), iniciada no último dia 08. Ao todo, foram vacinados 2.354 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.
De acordo com a Coordenadora Municipal de Vacinação, Norma Sena, a campanha foi encerrada antes da data prevista pelo Ministério da Saúde que é dia 19 de março, em função do esgotamento do estoque de vacinas.
O Município chegou a solicitar a coordenação estadual o envio de mais 1000 doses, mas foi informado que não havia mais estoque disponível. Apesar da quantidade de doses terem sido inferior ao que foi solicitado pelo Município, a Gerente Executiva da Saúde, Jacqueline Amaral, avalia como positiva a primeira etapa da campanha.
“De uma forma geral, a vacinação aconteceu de maneira tranqüila, sem tumulto. Tivemos algumas reclamações de profissionais que tentaram se vacinar e não faziam parte das categorias preconizadas pelo Ministério da Saúde, mas essa não foi uma escolha nossa. Se dependesse da Gerência nós vacinaríamos todo mundo”, comentou Jacqueline.
Ela tranqüiliza os profissionais que não conseguiram se vacinar nessa primeira etapa, que os mesmos poderão ser imunizados nas outras etapas da campanha, se tiver o perfil exigido. “O profissional que não conseguiu se vacinar agora e tiver entre 20 a 39 anos poderão se vacinar na terceira e quarta etapa da campanha”, afirmou Jacqueline.
O Município já está se organizando para a segunda etapa da campanha que começa no próximo dia 22. Nessa etapa deverão ser vacinados grávidas em qualquer período de gestação, portadores de doenças crônicas e crianças de 6 meses a menos de 2 anos. As pessoas desses grupos terão até 2 de abril para se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para tomar a vacina.
sábado, 13 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário