sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Produtores rurais poderão receber recursos para construção de cisternas no Semiárido

Produtores rurais de baixa renda do Semiárido podem se candidatar a receber recursos para a construção de cisternas destinadas à captação e ao armazenamento da água da chuva para uso doméstico e produção de alimentos. O edital foi lançado no dia 1º de fevereiro, com o valor total de R$ 20 milhões.

Os interessados têm até o dia 2 de março para manifestar o interesse ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e os documentos devem ser entregues até o dia 5. O resultado do processo sai em 12 de março.

A diretora nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Neila Batista, disse hoje (19) que o objetivo é implementar tecnologias populares de baixo custo e eficientes, que visem a captar e aproveitar de maneira racional a água da chuva na região.

“A grande questão do Semiárido é fazer com que a água que cai de maneira forte no pequeno período de chuva seja retida de alguma maneira para ser aproveitada durante a seca. Essa questão é fundamental. Para isso, aperfeiçoamos a tecnologia que a população já vinha utilizando”, disse a diretora, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

De acordo com o MDS, os recursos serão gastos na implementação das cisternas e para produzir alimentos. Para isso, os agricultores poderão comprar equipamentos necessários para a irrigação doméstica e a instalação de canteiros para o plantio.

Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário