domingo, 20 de setembro de 2009

DEM aceita apoiar chapa tucana pura em troca de apoio em 6 Estados, entre eles o RN

Imagem: Divulgação
Reportagem do jornal O Estado de São Paulo, neste sábado (19), aponta o Rio Grande do Norte como um dos seis Estados em que o DEM aposta todas suas fichas na disputa eleitoral de 2010.

E a aposta é torno da candidatura da senadora Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado.

Os outros Estados são Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Sergipe e Mato Grosso.

De acordo com a matéria do Estadão, “em nome da sobrevivência política, o importante para o DEM é voltar ao poder em 2010. E para isso, se o candidato tucano precisar montar uma “chapa puro-sangue” com nomes do PSDB na disputa pela Presidência e vice-presidência, o DEM não atrapalhará os planos da oposição”.

Para abrir mão do direito de indicar o candidato a vice-presidente, o DEM quer o apoio do PSDB aos seus candidatos ao Governo nos seis Estados.

“A moeda de troca para abrir mão da vaga de vice, mantendo-se como aliado preferencial, é ter o PSDB no apoio a pelo menos seis candidatos da legenda em governos estaduais, incluindo Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, as principais apostas do partido para 2010”, afirma a reportagem do Estadão.

Caso o PSDB decida não disputar a presidência da República com uma chapa “puro-sangue”, o DEM dispõe de três nomes para oferecer à vaga de vice. Um dos três nomes é o senador José Agripino Maia.

“Se a chapa Serra-Aécio não se confirmar, a legenda guarda na manga três nomes para oferecer à vaga de vice. Um deles é o do deputado José Carlos Aleluia (BA) e os outros dois são os senadores José Agripino Maia (RN) e Kátia Abreu (TO)”, ressalta a matéria do Estadão.

Segundo ainda a reportagem do jornal O Estado de São Paulo, a possível indicação do nome de Agripino para compor a chapa presidencial com o candidato do PSDB estaria no fato de o senador democrata ter de enfrentar dos candidatos pesos pesados na eleição para o Senado no RN: Garibaldi Filho e Wilma de Faria.

“Agripino terá de enfrentar um jogo duro no Rio Grande do Norte se for para a reeleição ao Senado. Além dele, há dois pesos pesados na disputa: o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e a governadora Wilma de Faria (PSB)”, frisa o Estadão.

Concluindo, a reportagem destaca que para reeleger Agripino o DEM aposta na força da candidatura de Rosalba ao Governo. O partido também busca atrair o apoio de Garibaldi, que teria interesse na vitória de Rosalba, que tem como suplente Garibaldi Alves, pai do senador do PMDB.

“Haverá duas vagas em jogo. Para reeleger Agripino, líder da bancada no Senado, o DEM acredita na força de sua candidata ao governo do Estado, a também senadora Rosalba Ciarlini. A estratégia é atrair Garibaldi para a chapa e isolar Wilma de Faria. A arma é o suplente de Rosalba no Senado, o pai do próprio Garibaldi”.


Blog do Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário